TOP 5: RECEITAS UNIVERSITÁRIAS PARA QUEM MORA SOZINHO

Postado em Atualizado em

1

Não são simples receitas, são REQUINTADAS, quase Gourmet. Vale lembrar que essas receitas só não são mostradas no MasterChef porque não agradariam ao paladar dos enjoados chefs do programa. Isso aqui é pra quem tem muito estomâgo e pouco dinheiro. Seja você homem ou mulher, novo ou velho, grande ou baixo, gordo ou mais gordo, o que vale aqui é comer e apreciar pequenas delícias de uma culinária diferenciada. A qualidade do prato depende diretamente da qualidade dos ingredientes, então fique atento às compras no mercado e saiba que quanto mais barato, melhor!


1- Miojão Tunado

1 ou 2 Miojos e seus temperos (macarrão instantâneo não existe);
Shoyo;
Batata (em cubos);
O que mais você quiser.

Modo de preparo:

Aqui no TNC é assim: a gente não guarda o melhor pro final. O melhor vem logo no começo. Se você é universitário e não come miojo pelo menos 2x/semana sinto muito, você está fazendo errado. Eu preciso de toda a atenção agora. É preciso malemolência aqui. Pegue as batatas em cubos e ferva em uma panela com água até o ponto em que você sinta que dá para comer de boa (e não quebre seus dentes, até porque universitário que mora sozinho geralmente não tem plano de saúde e daí rola muita treta vixi por causa disso). Em outra panela, faça um miojão – todo mundo sabe fazer, não é necessário explicar- e, quando tudo estiver nos conformes, junte tudo. Acrescente o shoyo e o que mais você tiver na prateleira para dar sustança. Fique livre também para fatiar presunto, mussarela, cheddar e o que mais te apetecer. Pode ser feito com o delicioso Talharim também.


2- Estrogonofe de Salsicha Finíssimo, by LeLuigi Cuisine

giphy
                             Expectativa

400 g de Salsicha (óooo);
½ cebola e 1 alho;
1 cubo de caldo de galinha;
1 extrato de tomate;
1 creme de leite;
pitada de sal;
O que mais você quiser.

Modo de preparo:

Corte as salsichas do jeito que você quiser -aqui a dica é cortar em fatias pequenas, porque quanto menor, mais caberá- é preciso sustança!- e ferva os pedaços em uma panela separada com água por uns 5 a 6 minutos. Já em outra panela, refogue a cebola e o alho, adicionando o caldo de galinha logo depois e espere dourar para então despejar o extrato de tomate (aqui vai outra dica: há sobras no recipiente e não queremos desperdiçar, até porque universitário não tem grana para ostentar, então coloque agua até ⅔ do recipiente e despeje na panela). É preciso habilidade. Em seguida já coloque os pedaços de salsicha e aqui começa a arte do tempero: shoyo, molho inglês, mostarda…fica a critério de quem faz…ou de quem come. Nos finalmentes, apague o fogo para não queimar tudo. Espere esfriar um pouco para adicionar o creme de leite e ‘voilá’, tua mistura para a semana está pronta.

giphy
                             Realidade

3- Pipoca Matadoura
“Você disse…PIPOCA?” – Pica-Pau.

Pipoca (por essa vocês não esperavam);
Manteiga;
Bacon;
Sazon do vermelho, acho que deve ser pra temperar carnes aquele;
O que mais você quiser.

Modo de preparo:

Em uma panela, despeje óleo e a pipoca juntamente com o sazon do vermelho (o de carne e tal, pode ser ajinomoto também, se voce for oriental) e, em outra panela, frite o bacon com manteiga. Depois, com gingado para não fazer merda, junte os dois. TCHÃ NAN! Está pronto sua deliciosa pipoca para comer sujando o controle do video-game jogando um Bomberman/Mortal Kombat ou curtindo uma série bem deboas.


4- Sanduba Sustança, by Gian’s

giphy
 ‘O Original’ – GMelaré Produções Fotográficas

Pão de forma;
O que mais você quiser.

Modo de preparo:

Esse que vos fala nesse momento é o criador dessa deliciosa receita. Aproveitem então, pois não é todo dia que se tem a oportunidade de se aprender com o mestre. Essa receita foi idealizada nos frios dias de Curitiba, onde um univeristário simples, mas com grande coração, no caso eu, por muitas vezes saía cedo de casa e camelava o dia inteiro na faculdade. O importante aqui é a alta quantidade do “O que mais você quiser”, e pode ser tudo mesmo. A receita original é feita com hamburguer (2), margarina, presunto, mussarela, cheddar, salsicha, salame (nos dias de ostentação) e um toque de orégano. Pegue 3 fatias de pão de forma, passe margarina em apenas um lado em duas dessas fatias e na outra passe a margarina dos dois lados. Frite os dois hamburgueres e coloque eles nos pãos depois de fritos para derreter a margarina. Depois, abra os pãos e coloque as fatias de mussarela, presunto, cheddar, salame, a salsicha fatiada no meio e o que mais tiver: ovo frito, arroz (arroz com pão é bom, primeiro come e depois reclama, vlw), alface, tomate, etc. Por fim, antes de fechar e montar o lanchinho de três andares, salpique um pouco de orégano por cima da mussarela e boas. Apenas se atenha que em NENHUMA HIPÓTESE, repito NENHUMA, pode se colocar molhos nessa receita. Ela é feita para ser degustada “à seco”, apreciando o sabor real de cada ingrediente. Não blasfême colocando molho, qualquer que seja. Comendo um desse de manhã não precisa nem jantar. Três desses e você não precisa comer mais nada a semana inteira.


5- Batata Maromba #NoPainNoGain

Essa é dedicada àqueles que, com tão pouco, contribuem muito pela culinária #CrescePorra. É uma receita toda elaborada e a mais difícil de se preparar dentre as listadas até então. Cuidado, sempre faça essa iguaria acompanhado de um cozinheiro profissional.

1 Batata grande (já basta);
O que mais você quiser.

Modo de preparo:

Cozinhe a batata até ficar ‘de boa’ – para não quebrar os dente tudo – e coloque em um prato. O interessante aqui é cortar a batata em pedaços menores para cozinhar mais rápido, mesmo a receita original indo a batata inteira rusticamente pra panela. Agora vai da sua imaginação. Na receita original vai barbecue, ketchup e maionese (quando tiver), mas acrescente tudo o que você quiser nessa batata a la Alexandre Frota para deixar qualquer Schwarzenegger orgulhoso.

giphy
Autores: Gian e Luigi.

Pronto. Nunca mais morreu de fome. Pra finalizar, os chefs recomendam sempre muita atenção ao componente mais especial das receitas, o “O que mais você quiser”. Numa breve explicação, a culinária universitária, desde os idos da universidade de Bolonha, em 1088, preza pela satisfação, sofisticação e criatividade. Não se prenda à literalidade das receitas e sinta-se livre para desenvolver suas aptidões culinárias. Quer substituir um hamburguer por uma alface? Quer trocar o creme de leite do strogonoff por chocolate quente? Ótimo, confiamos em você e nos seus gostos, vai na fé. Aproveite tudo o que estiver estragando na sua casa e faça deliciosas receitas como estas.

Se fizer algumas delas e curtir ou se tiver alguma outra pra compartilhar com a gente, deixe seu comentário, caro leitor 😀

Um há brazo,

Deixe um comentário